NOME LIMPO RECENTEMENTE ATRAPALHA FINANCIAMENTO DE IMÓVEL? ENTENDA!

Você quer saber se um nome limpo recentemente atrapalha financiamento de imóvel? Existe uma regra na análise de crédito que se resume em: após limpar o nome, as demais instituições não têm como saber se uma pessoa já teve o nome sujo, exceto aquela na qual a situação esteve não regularizada. 

Entretanto, mesmo com essa regra e o nome limpo, pode ser que o empréstimo ou financiamento não seja aprovado durante a análise de crédito, pois são vários os fatores usados pelos bancos e demais instituições financeiras. Quer saber quais são eles? Então, continue a leitura e não perca!

Como funciona o financiamento e qual a importância de manter o controle financeiro?

O financiamento nada mais é que um empréstimo e para que ele seja concedido a uma pessoa física ou jurídica, é necessário que essa seja aprovada no processo de análise de crédito. Essa análise permite determinar se a pessoa está apta a realizar aquele financiamento, quais os riscos envolvidos, qual o valor máximo da parcela, entre outros fatores. 

Entretanto, existem algumas situações que podem atrapalhar e até impedir o financiamento. Portanto, é muito importante manter um controle financeiro a fim de evitar dívidas, situações irregulares que não foram resolvidas, baixo score de crédito, estar com o CPF negativado, ter o nome na Serasa ou no SPC, não ter conta em banco, não ter movimentação bancária e não ter alguma forma de comprovação de renda.

Quais as maneiras de facilitar a aprovação de crédito?

As instituições financeiras se baseiam em diversos fatores para conceder ou não a aprovação de crédito a uma pessoa. São eles:

Renda mensal e comprovação 

O valor da renda mensal possibilita analisar a capacidade de pagar o financiamento. Somado a renda mensal está a comprovação, que é mais fácil para empregados CLT, funcionários públicos e empresários formalizados. Já no caso de profissionais autônomos, quando esses não têm conta no banco, é muito difícil comprovar a renda e, consequentemente, ser aprovado na análise de crédito.

A análise da movimentação bancária também serve para comprovar tanto a renda de autônomos como qualquer outra forma de renda extra, podendo ser evidenciada por meio do extrato bancário ou da fatura do cartão de crédito. A declaração de imposto de renda também auxilia na comprovação de renda. 

Consultar e melhorar o score de crédito e o CPF

Um dos principais fatores analisados pelas instituições financeiras é o score de crédito — uma pontuação que pode ir de 0 a 1000 e que é reduzida por atrasos no pagamento de contas, dívidas e outras situações. 

Quanto mais próximo de 1000 mais confiável uma pessoa é considerada para realizar pagamentos. Além de pagar as contas em dia, abrir o cadastro positivo também auxilia a aumentar seu histórico de crédito e pagamento, ou seja, seu score. 

O CPF também não deve estar negativado, pois é um fator que dificulta financiamentos. Portanto, deve-se consultar sempre o CPF e verificar se existe alguma restrição ou informação. Se houver, deve-se entrar em contato com a Serasa para limpar o nome. 

Ter conta no banco em que deseja financiar

Se você é cliente do banco e quanto maior for seu histórico de crédito nele, maior é a confiabilidade, pois eles sabem quanto de dinheiro circula em sua conta e conseguem avaliar com mais facilidade se há potencial para financiar.

Como você pôde ver, a afirmação “nome limpo recentemente atrapalha financiamento de imóvel” é falsa, uma vez que para conseguir um financiamento importa que o nome esteja limpo, que qualquer inadimplência ou dívida seja resolvida, assim como movimentação na conta, comprovação e declaração de renda, um bom score, não integrar o cadastro de emitentes de cheques sem fundo do Bacen, não ter outros financiamentos e ter renda compatível. 

Gostou deste texto? Então, compartilhe em suas redes sociais para que mais pessoas saibam da importância do nome limpo e como pode afetar o financiamento de imóveis.